sexta-feira, 13 de março de 2009

IAS(1952) Von Neumann


IAS machine a máquina foi o primeiro computador digital eletrônico construído pelo Institute for Advanced Study (IAS), Princeton, NJ, E.U.A.. O documento descreve a concepção da máquina IAS que foi editado por John von Neumann, (ver arquitetura Von Neumann), um professor de matemática tanto na Universidade de Princeton e no Instituto de Altos Estudos. O computador foi construído a partir de 1942 até 1951 sob a sua direção. O SAI foi limitada em funcionamento no Verão de 1951 e plenamente operacional em 10 de junho de 1952.

A máquina era um computador comum binário de 40 bits palavra, armazenar 20 bits duas instruções em cada palavra. A memória foi 1024 palavras. Números negativos foram representados em "dois do complemento" formato. Tinha dois registos: o Acumulador (AC) e Multiplicador / quociente (MQ).

Ainda que alguns afirmam, o SAI Machine, foi o primeiro desenho para misturar programas e dados em uma única memória, que tinha sido executado por quatro anos anteriores.

Von Neumann mostrou como a combinação de instruções de dados em uma memória que poderia ser usado para executar loops, modificando o ramo de instruções quando um ciclo foi concluído, por exemplo. A resultante da procura de dados e instruções que ser colocado sobre a memória mais tarde veio a ser conhecido como o Von Neumann bottleneck.

Embora o desenho original chamado para utilizar um tipo de vácuo tubos chamados RCA Selectron tubos para a memória, problemas com o desenvolvimento destes complexos tubos forçados a mudar para Williams tubos. No entanto, ele usou cerca de 2300 tubos no seu circuito. O acréscimo foi de 62 microssegundos tempo e na multiplicação do tempo foi 713 microssegundos. Era uma máquina assíncrona, o que significa que não houve central relógio que regula o calendário das instruções. Uma instrução iniciada era uma execução quando a anterior terminasse.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/IAS_machine

Nenhum comentário:

Postar um comentário