sexta-feira, 13 de março de 2009

EDSAC(1949) Wilkes


Os primeiros a utilizarem o conceito de programa armazenado foram o EDSAC – Eletronic Delay Storage Automatic Computer, construído na Inglaterra em 1949 e alguns meses depois o EDVAC – Eletronic Discrete Variable Automatic Computer, desenvolvido na Universidade da Pensilvânia com a consultoria de von Neumann, professor da Universidade de Princeton. O EDVAC usava 10% do volume de equipamento do ENIAC e tinha cem vezes mais memória.

Em meados de 1946, realizaram uma série de conferências de grande audiência sobre o computador eletrônico, na própria Escola Moore. Um dos membros que assistiam às preleções, um cientista inglês chamado Maurice Wilkes, estava particularmente intrigado pela descrição que fizeram do armazenamento do programa planejado para o E DVAC. Voltou para casa, na Universidade de Cambridge e, em 1949 - dois anos antes que ficasse pronto o EDVAC terminou a construção do primeiro computador operacional em larga escala de programa armazenado do mundo (já havia um computador prototípico de programa armazenado, o Manchester Mark I, de 1948), o EDSAC, Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), que marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra.

Importantes também nesse primeiro período foram duas grandes revoluções tecnológicas: o emprego de válvulas para tornar o computador mais rápido, confiável e de uso geral, e o conceito de programa armazenado. Von Neumann, um dos envolvidos no projeto do ENIAC, foi para Princeton construir a sua própria versão do EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), que tinha sido projetado por Eckert e Mauchly na Pensilvânia. Era evidente para von Neumann que a programação de computadores com um grande número de chaves e cabos era lenta e pouco flexível. Ele começou a perceber que o programa poderia ser representado em forma digital na memória do computador, juntamente com os dados. Seu projeto básico, hoje conhecido como máquina de von Neumann, foi utilizado no EDSAC, o primeiro computador de programa armazenado. Esta técnica de usar uma "memória de armazenamento" assim como a "transferência de controle por condição", que permitiam parar e reiniciar o processamento a qualquer instante, abriu enorme perspectiva para a programação de computadores. O elemento chave dessa arquitetura era a unidade central de processamento, que permitia a coordenação de todas as funções do computador através de uma única fonte. Em 1951, o UNIVAC I (Universal Automatic Calculator), construído pela Remington-Rand, tornou-se o primeiro computador comercialmente disponível que utilizava esses conceitos. 


Fonte: http://br.geocities.com/hifi_eventos/Edsac.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário